quarta-feira, 25 de abril de 2012

Seminário: Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara



Panfleto Seminário
A VERDE MUSGO ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE LTDA esteve presente ao seminário sobre saneamento dos municípios do entorno da Baía da Guanabara, promovido pelo Clube de Engenharia, no centro do Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação do Secretario de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, que fez uma abordagem da situação atual do saneamento do estado como um todo e as metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo.

A principal meta à curto prazo é o fechamento de todos os "lixões" que estão no entorno da Baia de Guanabara, ainda esse ano de 2012.
À médio prazo, os aterros sanitários que vem sendo licenciados como o de Seropédica e o de Nova Iguaçu, já prevêm, no seu processo de renovação de licença de operação (LO), a obrigatoriedade de conversão dos resíduos em energia, o que deverá ocorrer em três anos, que é a meta para resíduos no século XXI. Outra meta é o enquadramento da COMPERJ nos padrões ambientais adequados, sem prejuízos para a economia do estado, à saúde da população e ao meio ambiente. Ainda a médio prazo é a adequação da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), que existe a 60 anos e somente agora, depois de uma auditoria solicitada pela Sec. Estadual de Ambiente, que identificou diversos quesitos ambientalmente adequados pendentes, iniciou um TAC para proceder às medidas compensatórias e mitigadoras. Pois os resíduos industriais diversos são um dos motivos de impactação degradação da Baia de Guanabara.

À longo prazo a meta do governo é de tratar 80% do esgoto até 2018. Hoje a vazão de esgoto "in natura" na Baia é de 20mil/litros/segundo. Essa meta está diretamente ligada aos projetos de ligação de redes de esgoto às estações de tratamento, entre elas a de Alegria que em breve terá sua capacidade funcional aumentada. A água de reuso obtida do tratamento do esgoto será utilizada pela COMPERJ que dessa forma deixará de usar mananciais destinados ao consumo humano. Outras estações estarão sendo implementadas para atender aos municípios da baixada e região de São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário