sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reaproveitando o vidro

O vidro pode durar milhares de anos para se decompor de forma natural no meio ambiente. Arqueólogos já encontraram pedaços de vidro datados de 2 mil aC intactos em escavações (Fonte: Nassour).
Atualmente a reciclagem deste material tornou-se uma saída eficaz já que este deixa de ir para os aterros sanitários ou mesmo para ambientes naturais (solo, oceano, rios...).
O vidro tem em sua composição basicamente areia, ou seja, sílica ou dióxido de silício (SiO2), barrilha (Na2CO3) e calcário (CaCO3). Para cada uma tonelada de vidro reciclado, evita-se a retirada de 1,2 tonelada de matéria-prima da natureza. Quanto à questão energética, em um produto com 10% de cacos, é possível reduzir 4% da energia que seria gasta (Fonte: Abividro).
Além de proporcionar a economia de recursos naturais, a reciclagem do vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores tanto do vidro quanto de outros materiais.
Podemos minimizar certos danos à natureza reutilizando estes materiais!
Encontramos algumas idéias muito legais que podemos reproduzir ou criar em nossa casa, assim evitamos o desperdício e estilizamos ambientes.




                                                 




Fontes:

- Reciclagem do Vidro (Coleção O Luxo do Lixo)  Autor: Braido, Eunice
- Vidro Reciclagem  Autor: Bonar, Verônica


Nenhum comentário:

Postar um comentário